Notícias

No pavilhão também se trabalha
Multiusos de Odivelas recebeu segundo treino do Estágio do Jogador.
O segundo dia de trabalhos do 15.º Estágio do Jogador teve como palco o Pavilhão Multiusos de Odivelas. Na manhã desta terça-feira, 4 de julho, os jogadores às ordens de Silas e José Pedro não perderam a oportunidade para acelerar a sua preparação numa altura em que o grande objetivo de todos é encontrar uma saída profissional.
A impossibilidade de utilizar o Complexo Desportivo do Jamor, por indisponibilidade de relvados, não chegou para travar a vontade de trabalhar revelada por todos os jogadores inscritos. Apenas houve necessidade de uma natural adaptação ao piso de madeira do Multiusos de Odivelas, mas toda a gente estava preparada para isso e o trabalho decorreu sem problemas.
Durante pouco mais de uma hora, os jogadores realizaram exercícios físicos diversos e jogos de cinco contra cinco. A animação e entrega ao trabalho voltaram a ser dominantes, com a boa disposição de todos a ajudar e incentivar a equipa que, pontualmente, sofria um golo e logo corria atrás do mesmo na baliza contrária.
E por falar em balizas, os entrevistados desta terça-feira para o site do SJPF são os guarda-redes Gonçalo Carmelo e Tiago Jorge, com experiências distintas, mas a mesma vontade de, através do Estágio do Jogador, encontrar uma saída profissional. Gonçalo Carmelo, de 20 anos, representou o Fornos de Algodres na época passada, enquanto Tiago Jorge, de 29, envergou a camisola do Barreirense.
Os trabalhos do Estágio do Jogador regressam quarta-feira, dia 5 de julho, ao Complexo Desportivo do Jamor, desta vez com a sessão de trabalho marcada para as 10:00 horas no relvado de honra do Estádio Nacional.
Será a partir de agora que a equipa técnica liderada por Silas irá acelerar o processo de seleção dos jogadores que, na próxima semana, irão representar o Sindicato no torneio internacional da FIFPro que terá lugar na República Checa. A equipa do SJPF defrontará a congénere local no dia 12 de julho e a equipa da Espanha no dia 13.
Agarrar uma oportunidade com as duas mãos
Guarda-redes Gonçalo Carmelo e Tiago Jorge motivados no Estágio.
Gonçalo Carmelo, de 20 anos, e Tiago Jorge, de 29, são os dois guarda-redes presentes no arranque do 15.º Estágio do Jogador. Com experiências profissionais diferentes, falam das suas expetativas para o futuro imediato.
“As expetativas são boas, de trabalho, de integração no grupo e tentar encontrar um trabalho. É já a segunda vez que venho ao Estágio. Da outra vez consegui encontrar clube e por isso vale a pena vir aqui”, confessa o jovem guarda-redes que no ano passado jogou pelo Fornos de Algodres.
Para Tiago Jorge, o Estágio do Jogador é já algo que conhece bem.
“Esta é já a quarta vez que venho. A expetativa é a mesma das outras vezes, tentar encontrar uma saída profissional, trabalhar bem aqui com os nossos companheiros e estarmos preparados para entrar em competição se surgir a oportunidade.”
A experiência anterior ajudou Tiago a voltar ao Estágio, ele que na época passada defendeu a baliza do Barreirense.
“Claro que vale sempre a pena estar aqui no Estágio do Jogador. É bom estar onde nos sentimos bem, onde estamos felizes. Aqui no Sindicato dão-nos a oportunidade de evoluirmos, enquanto jogadores e cidadãos, porque há a vertente da formação.”
Enquanto guarda-redes estão em desvantagem? Gonçalo acha que não.
“Desistir é palavra que não usamos. Temos de estar preparados para quando chegar a oportunidade respondermos à altura”, garante o jovem.
O Estágio do Jogador engloba a realização de jogos de preparação e a presença no torneio internacional da FIFPro, algo que Gonçalo e Tiago consideram importante.
“É com competição que mostramos o nosso valor”, diz o mais jovem dos guarda-redes. Tiago Jorge já esteve no torneio do ano passado.
“É sempre importante competir e quem gosta da competição é assim que pensa. Treinar é bom, para desenvolver as nossas capacidades, mas queremos chegar ao sábado ou ao domingo e fazer parte do espetáculo. É aí que vamos pôr em prática aquilo que sabemos”, sublinha o antigo guardião do Barreirense que receia apenas a diferença de ritmo que poderá encontrar no torneio da FIFPro.
“No ano passado encontrámos equipas que já estavam a trabalhar há muito mais tempo que nós. Este ano se calhar vamos lá chegar um bocadinho melhor preparados para dar uma boa resposta e deixar uma boa imagem.”
Gonçalo Carmelo garante que o facto de estar desempregado não o deixa abalado e o afasta do seu sonho.
“Acaba sempre por aparecer uma oportunidade. É preciso é continuar a trabalhar”, concluiu, revelando a sua motivação.