Notícias

“Estes números são extraordinários”
Taxa de empregabilidade do Estágio do Jogador é superior a 60%.
O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) deu esta quarta-feira, 21 de junho, na Academia de Golfe, no Estádio Universitário, o pontapé de saída da 15.ª edição do Estágio do Jogador.
A iniciativa, destinada aos futebolistas sem contrato, tem sido um sucesso nas edições anteriores. No ano passado, 75% dos jogadores que participaram foram colocados.
Na apresentação do 15.º Estágio do Jogador, o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, destacou a alta taxa de empregabilidade desta iniciativa: “No total das 14 edições anteriores, passaram 893 jogadores pelo Estágio e colocámos 529. A taxa de sucesso é de 61%. Duvido que haja, quer no desporto em particular, quer noutras atividades, alguém que apresente estes números. É com enorme satisfação que o fazemos e é um sentimento de dever cumprido.”
Para além da vertente desportiva, os jogadores irão também realizar vários cursos de formação, para que possam transitar para outra atividade profissional.
“Vamos qualificar os jogadores porque entendemos que nestas circunstâncias devem adquirir instrumentos que possibilitem encarar outra atividade de forma mais tranquila. Procuramos dar formação, que seja útil aos jogadores e que vá ao encontro das suas necessidades e vamos insistir no coaching, integridade no desporto, educação financeira, scouting e deteção de talentos, saúde e nutrição”, revelou o presidente do SJPF.
José Carlos, vice-presidente do SJPF e que integra a equipa técnica do Estágio do Jogador desde 2006, salientou a importância dos jogadores “aproveitarem esta experiência para crescer e evoluir. Podem contar connosco para tudo o que for necessário. O exemplo maior do Estágio é o Miguel Garcia. Vinha de uma lesão, esteve connosco em 2009, e na época seguinte jogou a final da Liga Europa pelo SC Braga. É sinalizado a nível europeu como um dos melhores exemplos.”
Além de Miguel Garcia, também já participaram no Estágio do Jogador futebolistas como Paulo Santos, Bruno Basto, Chaínho, José Fonte, Luís Boa Morte, Miguel ou Neca, entre outros.
O embaixador do 15.º Estágio do Jogador, Pedro Barbosa, destacou o trabalho que o Sindicato tem vindo a desenvolver para com os jogadores que não têm contrato: “Os números são muitos bons. Infelizmente há muitos jogadores sem contrato. Não tenho dúvidas nenhumas em acreditar no sucesso desta edição e no que estiver ao meu alcance estou disponível para ajudar. O Silas e o Zé Pedro vão ser muito importantes neste período.”
Estiveram presentes na apresentação da 15.ª edição do Estágio do Jogador o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, o embaixador Pedro Barbosa e todos os elementos da equipa técnica: Silas (treinador), José Carlos (treinador), José Pedro (treinador adjunto), João Garcia (treinador de guarda-redes) e Ranque Franque (secretário técnico). O treinador adjunto Rebelo foi o único ausente, por se encontrar numa ação de formação em Quiaios.
Nota ainda para a presença de José Monteiro, representante da Rhythmfoot, um dos patrocinadores do Estágio do Jogador.
O presidente do SJPF agradeceu a todos os parceiros e patrocinadores, nomeadamente a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Liga Portugal, a Cambridge School, a G-Form, a Rhythmfoot e as Pastilhas Gorila, por se associarem a esta iniciativa.
Este ano, o Estágio do Jogador terá lugar entre os dias 3 de julho e 31 de agosto, no Complexo Desportivo do Jamor.
A equipa do 15.º Estágio do Jogador irá também participar no Torneio Internacional da FIFPro, em Kunice, na República Checa, entre os dias 12 e 14 de julho, juntamente com as equipas de jogadores sem contrato da Espanha e do país anfitrião.