Notícias

Pontapé de saída do 23.º Estágio do Jogador

Pontapé de saída do 23.º Estágio do Jogador

2025-07-16

Primeiro treino contou com 19 jogadores e 11 jogadoras à procura de um novo clube.

Arrancou a 23.ª edição do Estágio do Jogador e o inédito Estágio da Jogadora, dupla iniciativa do Sindicato para jogadores e jogadoras sem clube. Esta manhã, as equipas técnicas lideradas por José Pedro e Isabel Osório, respetivamente, recebeu 19 jogadores e 11 jogadoras que procuram uma nova oportunidade no futebol.

O treino teve início às 10h00, no Campus do Jogador, onde esteve presente o presidente do Sindicato, Joaquim Evangelista, que falou aos jogadores e jogadoras, antes do arranque dos trabalhos. O dirigente sindical, que lidera mais uma edição do Estágio, acredita que “o segredo está nos recursos humanos, na nossa equipa. O ser humano faz a diferença e nós temos uma equipa fantástica. São quem dá valor a esta iniciativa e ajuda os jogadores rapidamente a encontrar clube.”

Agradeceu ao treinador, José Pedro, por ter aceitado o convite, convicto de que “é uma pessoa com o perfil ideal para ser treinador do Estágio”. Além da vertente desportiva, Joaquim Evangelista reforçou ainda a parte formativa “com módulos para os jogadores irem adquirindo habilitações, capacitação para quando acabarem esta atividade, ou caso não tenham sucesso, poderem encarar outra oportunidade com mais confiança.”

A grande novidade deste ano prende-se com a realização, pela primeira vez, do Estágio da Jogadora. Joaquim Evangelista sublinhou a importância deste passo na luta pela igualdade de género no futebol: “É uma edição histórica. Tem subjacente a ideia do Estágio sem género. Pela primeira vez temos as jogadoras e é uma aposta diferenciada. Tivemos sempre o cuidado, desde 2011, quando criámos o departamento feminino no Sindicato, com a Carla Couto e a Edite Fernandes. Fomos dos primeiros a constatar a necessidade de promover a igualdade no futebol e dar às jogadoras oportunidade, mas sobretudo condições para serem praticantes. Não basta defender a igualdade de género, se não houver condições."

Já José Pedro mostrou-se visivelmente feliz com o primeiro dia de trabalhos: “Foi um primeiro treino alegre, bem-disposto, e estão todos com muita vontade”. Apesar de definir como “objetivo ideal chegar ao final do Estágio com todos empregados”, vai trabalhar para que “os participantes fiquem bem fisicamente, a nível mental, que venham para um sítio alegre e bem disposto e que consigam o mais rapidamente possível arranjar um clube para continuar a jogar."

Entre os vários participantes, destacam-se o defesa Chima Akas, com experiência de Primeira Liga na B SAD, e Nuno Pina, que também já jogou no principal escalão do futebol português pela mesma equipa.

No final do primeiro treino, Nuno Pina partilhou as primeiras sensações e lançou um desafio: “Este Estágio é muito necessário para os jogadores, no meu caso estou aqui para voltar a ganhar forma e não estar parado. Acho que é muito importante para quem está sem clube. Venham ter connosco, isto vale muito a pena, porque tem todas as condições possíveis para trabalharmos e é muito importante estarem cá.”

No feminino, a treinadora Isabel Osório admitiu sentir-se “honrada” por ser a primeira treinadora do Estágio do Jogador e prometeu “ajudar todas as jogadoras envolvidas nesta iniciativa.”

Beatriz Nogueira, de 21 anos, que já representou o Benfica e na última época alinhou pelo Estoril, enalteceu a decisão do Sindicato de alargar a missão do Estágio às jogadoras: “Estamos a fazer a primeira experiência de futebol feminino, organizada pelo Sindicato dos Jogadores. É com grande orgulho que posso estar aqui, é uma honra poder estar a treinar com meninas mais novas e também da minha idade. O primeiro treino correu muito bem, é bom estar de volta aos relvados e sentir a relva. As condições aqui são muito boas, portanto, quem quiser, venha, porque a experiência é ótima.” 

Os treinos, que começaram esta quarta-feira, 16 de julho, decorrem no Campus do Jogador, todos os dias, de segunda a sexta, até ao final do mês de agosto. A esse propósito, Joaquim Evangelista, deixa um apelo a todos os que estão em casa, à espera que o telefone toque:

“Para aqueles que estão lá em casa, à espera de contactos, de serem chamados: não fiquem em casa. Saiam de casa, venham até aqui. O José Pedro é um grande treinador, a Isabel Osório também, temos uma excelente equipa, excelentes condições. Vamos ter muitos jogos e é assim que surgem as oportunidades. Quem não é visto não é opção. Aqui os jogadores são vistos. A nossa comunicação promove muito bem os jogadores, a comunicação social está cá, portanto aproveitem esta oportunidade. Não fiquem em casa à espera que a sorte apareça. Temos de ser donos dos nossos sonhos.”

Lista dos 19 jogadores presentes no primeiro treino: 

Defesas: Nuno Malheiro, Rúben Melo, Liandro Moura, Leandro Oliveira e Chima Akas;
Médios: David Morais, Rui Patrício, Júlio Mascarenhas, Manuel Oliveira, Euclides Gomes, Nuno Pina e Jhony Borghi;
Avançados: Gaby Pinho, Yuran, Panuchi Fernandes, Euclides Júnior, Julião Galamba, Hélder Quissongo e Mário Ferreira.  

Lista das 11 jogadoras presentes no primeiro treino:

Guarda-redes: Joana Carvalho, Carol, Fabiana Pereira e Beatriz Rocha;
Defesas: Filipa Marques;
Médios: Cláudia Mendinhas, Margarida Camilo, Matilde Freitas, Inês Costa e Beatriz Nogueira.
Avançadas: Mariana Chibante.