Notícias

Carlos: o guarda-redes que quer mudar mentalidades

Carlos: o guarda-redes que quer mudar mentalidades

2020-08-11

Aos 40 anos, o internacional angolano não desiste de continuar a jogar ao mais alto nível.

Carlos Fernandes é um nome bem conhecido dos adeptos do futebol português. Aos 40 anos, o guarda-redes que representou a seleção de Angola em 18 ocasiões, mantém a ambição de continuar a jogar ao mais alto nível.

“Sinto-me como se tivesse 20 anos. Cada dia que passa, sinto-me cada vez melhor, talvez devido à necessidade de treinar todos os dias e poder estar em forma”, garante Carlos, que está a preparar o regresso à competição no 18.º Estágio do Jogador, em Odivelas.

A experiência é um aspeto valorizado nos guarda-redes, algo que Carlos quer aproveitar para continuar no ativo: “O guarda-redes também faz-se valer de muitos jogos e de muita competição. Sinto-me com capacidade para jogar na Primeira Liga, sobretudo depois de ver um guarda-redes como o Buffon, que aos 42 anos renovou contrato com a Juventus.”

O internacional angolano está disposto a mudar algumas opiniões no futebol português: “Só em Portugal é que não se valoriza os guarda-redes mais experientes. Sei que não vou mudar o mundo, mas gostaria de mudar a mentalidade de algumas pessoas, provando que é possível fazer uma excelente época aos 40 anos.”

Para já, Carlos está focado em “trabalhar, atingir uma excelente performance e fazer uma boa época”, aproveitando as condições dadas pela Academia do Jogador, para preparar o regresso à competição.

“As pessoas que estão envolvidas no Estágio do Jogador e o Sindicato ajudam-nos e estão sempre disponíveis para nós. Para um jogador de futebol, é ótimo poder usufruir destas condições”, observa o guarda-redes que na última época representou o Amarante.

Aos jogadores que estão parados, devido à pandemia da Covid-19, Carlos deixa um conselho: “Apareçam aqui na Academia do Jogador e juntem-se ao Sindicato. Há muitos clubes que não têm estas condições e aqui podemos fazer aquilo que gostamos e a que estamos habituados toda a vida. Não tenham vergonha e juntem-se a nós.”

Os treinos do 18.º Estágio do Jogador decorrem em Odivelas, até ao dia 4 de setembro.