Notícias

Arrancou o 22.º Estágio do Jogador

Arrancou o 22.º Estágio do Jogador

2024-07-08

Primeiro treino contou com 20 jogadores à procura de um novo clube.

Arrancou a 22.ª edição do Estágio do Jogador, iniciativa do Sindicato para jogadores sem clube. Esta manhã, a equipa técnica liderada por Paulo Lopes recebeu 20 jogadores que procuram uma nova oportunidade no futebol.

O treino teve início às 10h00, no Campus do Jogador, onde esteve presente o presidente do Sindicato, Joaquim Evangelista, que falou aos jogadores antes do arranque dos trabalhos. O dirigente sindical, que lidera mais uma edição do Estágio, acredita que “o segredo está nos recursos humanos, na nossa equipa. O ser humano faz a diferença e nós temos uma equipa fantástica. São quem dá valor a esta iniciativa e ajuda os jogadores rapidamente a encontrar clube.”

Agradeceu ao treinador, Paulo Lopes, por ter aceitado o convite, convicto de que “é uma pessoa com o perfil ideal para ser treinador do Estágio”. Além da vertente desportiva, Joaquim Evangelista reforçou ainda a parte formativa “com módulos para os jogadores irem adquirindo habilitações, capacitação para quando acabarem esta atividade, ou caso não tenham sucesso, poderem encarar outra oportunidade com mais confiança.”

Já Paulo Lopes mostrou-se visivelmente feliz com o primeiro dia de trabalhos: “Foi um primeiro treino alegre, bem-disposto, e estão todos com muita vontade”. Apesar de definir como “objetivo ideal chegar ao final do Estágio com todos empregados”, vai trabalhar para que “os participantes fiquem bem fisicamente, a nível mental, que venham para um sítio alegre e bem disposto e que consigam o mais rapidamente possível arranjar um clube para continuar a jogar.”

Entre os vários participantes, destacam-se o guarda-redes Kadú, formado no FC Porto, clube que representou até 2013/14, e Pierre Sagna, que conhece bem o futebol português, tendo já passado pelo GD Chaves, Moreirense, B SAD, Santa Clara e, na época passada, FC Alverca.

O franco-senegalês admite que “não conhecia a iniciativa”, mas que após ouvir o testemunho do colega Diogo Salomão “quis logo participar”. “Resolvi aproveitar para o caso de aparecer uma oportunidade, estar preparado para a agarrar”, disse o jogador, que procura agora um novo clube.

Os treinos, que começaram esta segunda-feira, 8 de julho, decorrem no Campus do Jogador, todos os dias, de segunda a sexta, até ao final do mês de agosto. A esse propósito, Joaquim Evangelista, deixa um apelo a todos os que estão em casa, à espera que o telefone toque:

“Para aqueles que estão lá em casa, à espera de contactos, de serem chamados: não fiquem em casa. Saiam de casa, venham até aqui. O Paulo Lopes é um grande treinador, temos uma excelente equipa, excelentes condições. Vamos ter muitos jogos e é assim que surgem as oportunidades. Quem não é visto não é opção. Aqui os jogadores são vistos. A nossa comunicação promove muito bem os jogadores, a comunicação social está cá, portanto aproveitem esta oportunidade. Não fiquem em casa à espera que a sorte apareça. Temos de ser donos dos nossos sonhos.”

Lista dos 20 jogadores presentes no primeiro treino: 

Guarda-redes: Kadú (ex-Oliveira do Hospital) e Valter Manaia (ex-Real);
Defesas: Pierre Sagna (ex-Alverca), Rodrigo Costa (ex-Cartaxo), Pedro Lobo (ex-Mons Calpe SC/Gibraltar), Délcio Gomes (ex-Kuznia Ustron/Polónia) e Fabien Antunes (ex-Kifisia FC/Grécia);
Médios: Bubacar Sané (ex-Amora), David Morais (ex-Coruchense), Luccas Lameirão (ex-SC Vale de Açores), Ary André (ex-Eléctrico), Paulo Pina (ex-Aldenovense), Dário de Carvalho (ex-B SAD), Tomás Rosa (ex-Campsbellsville/Estados Unidos da América) e Ézio Pinto (ex-Vitória FC);
Avançados: Evandro Brandão (ex-Rans Nusantara/Indonésia), Eric Prazeres (ex-Real), Julião Galamba (ex-Aldenovense), Balu (ex-Catujalense) e Júlio Mascarenhas (ex-Amares).