Notícias
Participantes do 21.º Estágio do Jogador em destaque na Taça
Ronaldo Coelho, Adul Seidi e Gaby Pinho marcaram na vitória das suas equipas na primeira eliminatória.
O 21.º Estágio do Jogador terminou há 12 dias, contou com 63 participantes e 28 já foram colocados, estando a competir na época 2023/24.
Entre os 28 colocados, três destacaram-se no último fim de semana na primeira eliminatória da Taça de Portugal, contribuindo com golos para o apuramento das suas equipas.
Ronaldo Coelho, Adul Seidi e Gaby Pinho foram decisivos para que o Benfica e Castelo Branco, União de Santarém e Fabril do Barreiro, todos do Campeonato de Portugal, carimbassem o passaporte para a segunda ronda da prova rainha do futebol português.
Em Amiais de Baixo (Santarém), o Benfica e Castelo Branco goleou o Amiense por 7-0, com o primeiro e quinto golos a serem marcados por Ronaldo Coelho, médio de 22 anos que neste verão participou no 21.º Estágio do Jogador, organizado pelo Sindicato.
“Este jogo foi especial, porque é a primeira vez que faço dois golos. O Estágio do Jogador foi muito importante para mim, porque no Sindicato jogámos contra outras equipas, preparámo-nos competitivamente para a nova época e chegámos com confiança aos clubes. Isso é sempre bom para os jogadores”, confessa Ronaldo, em declarações ao site do Sindicato.
Nos três jogos em que Ronaldo Coelho participou, o Benfica e Castelo Branco não perdeu, registando duas vitórias e um empate, mas para já, o médio ainda não pensa na subida de divisão: “O nosso objetivo é pensar jogo a jogo e somar o máximo de pontos que conseguirmos. Se vencermos sempre, estaremos na fase de subida, mas essa será uma consequência do nosso trabalho diário e não um objetivo.”
Na próxima eliminatória da Taça, o Benfica e Castelo Branco vai receber a Oliveirense, da Liga 2, mas isso não atemoriza o jovem médio. “Vamos entrar nesse jogo com o objetivo de ganhar e vamos enfrentar o adversário como outra equipa qualquer. Se conseguir marcar novamente, seria bom. Tudo é possível”, conclui Ronaldo Coelho.
Igualmente no distrito de Santarém, o União recebeu e venceu o ADC Proença-a-Nova por 6-0, com Adul Seidi a marcar o segundo golo da equipa escalabitana. Seidi também esteve a treinar no 21.º Estágio do Jogador, antes do início da nova época, e este foi o primeiro golo da temporada, algo que o avançado guineense de 30 anos sublinha: “A Taça é uma competição muito especial. Marcar é sempre bom e ainda para mais foi o primeiro golo da época.”
Tal como Ronaldo Coelho, Adul Seidi destaca a importância que o Estágio do Jogador teve na preparação para a nova época: “Ajudou-me bastante. Cheguei com três ou quatro semanas de atraso em relação aos meus colegas, encontrei-os fisicamente bem e se não fosse o Sindicato acredito que não estaria ao nível deles. O Estágio ajudou-me bastante e não foi difícil integrar a equipa.”
No que à Taça diz respeito, para o União de Santarém segue-se uma deslocação ao terreno do Dumiense, igualmente do Campeonato de Portugal, e Seidi garante que o objetivo é ganhar: “Queremos chegar o mais longe possível na Taça e acredito que podemos passar.”
Nos Açores, Gaby Pinho foi o ‘herói’ do apuramento do Fabril, ao marcar o único golo da vitória da equipa do Barreiro por 1-0 sobre o Guadalupe, aos 86’, apenas onze minutos depois de ter entrado em campo.
“Não via a hora de chegar este momento. Tenho trabalhado para estar na hora e no local certos e espero que seja o primeiro de muitos golos esta época”, confessa o jovem avançado moçambicano de 22 anos.
Gaby Pinho marcou o golo num território especial, uma vez que foi nos Açores onde competiu na última época, ao serviço do Lusitânia, e o ponta de lança relatou um episódio curioso. “O Guadalupe tentou contratar-me no início da época e, antes do jogo, falei com o treinador deles [Pedro Costa] e disse-lhe que eu ia resolver o jogo. E assim foi. No final ele veio ter comigo, disse-me que tinha razão e foi um momento especial, mas o mais importante foi a vitória do Fabril”, contou o ponta de lança.
Antes de rumar à equipa do Barreiro, Gaby esteve integrado no 21.º Estágio do Jogador. Além de destacar a participação na iniciativa, o avançado aponta já aos próximos dois jogos do Fabril, frente ao Imortal para o Campeonato de Portugal e ao Marítimo, da Segunda Liga, para a Taça: “O Estágio foi muito importante porque oferece todas as condições para os jogadores estarem aptos física e mentalmente. Enquadrei-me bem no Fabril e cheguei com os níveis físicos ideais. Agora estabeleci como meta marcar nos próximos dois jogos.”
Além da prestação destes três jogadores na ronda inaugural da Taça, houve mais três participantes do 21.º Estágio a contribuírem para a continuidade das suas equipas na prova rainha do futebol português. João Fonseca foi suplente utilizado na vitória do Fabril e Gonçalo Agrelos e Abel Camará foram titulares no apuramento do Pêro Pinheiro e Sintrense, respetivamente.
A segunda eliminatória da Taça de Portugal está marcada para os dias 23 e 24 de setembro, com a garantia de que haverá vários participantes do 21.º Estágio do Jogador em campo.