Notícias

25 participantes do 21.º Estágio do Jogador já foram colocados

25 participantes do 21.º Estágio do Jogador já foram colocados

2023-08-31

Iniciativa do Sindicato para futebolistas sem clube terminou esta quinta-feira.

Caiu o pano sobre a 21.ª edição do Estágio do Jogador. Esta quinta-feira, 31 de agosto, realizou-se o último treino no Campus do Jogador, em Odivelas, mas a esperança de assinar contrato por um novo clube não terminou.

Beneficiando do estatuto de jogador desempregado, os participantes do Estágio do Jogador que ainda não têm clube podem juntar-se a uma nova equipa mesmo após o fecho da janela de transferências de verão.

Tudo começou a 11 de julho, com o treinador Paulo Mendes a trabalhar inicialmente com um grupo de 23 jogadores sem clube. Desde então, e até esta quinta-feira, mais 40 futebolistas passaram pelo Campus do Jogador, num total de 63 atletas que treinaram em Odivelas.

Nomes bem conhecidos do futebol português e com ligação histórica ao Belenenses, como João Meira, Mano, Miguel Rosa e Abel Camará foram alguns dos jogadores que participaram na edição deste ano. Os dois últimos rumaram ao Sintrense, do Campeonato de Portugal, e os dois primeiros ainda estão sem clube.

O primeiro futebolista do 21.º Estágio do Jogador a ser colocado foi Rodrigo Escoval, que rumou ao Vizela, da Primeira Liga. Além do defesa central português, mais 24 participantes já definiram o seu futuro.

Tal como nas edições anteriores, o Estágio organizado pelo Sindicato voltou a apostar em duas vertentes fundamentais para a carreira dos jogadores: a vertente desportiva e a vertente formativa. No que à parte desportiva diz respeito, foram realizados dez jogos de preparação, frente a equipas da Liga 3, Campeonato de Portugal e distritais.

Parte destes encontros foram realizados na Cidade do Futebol, em Oeiras, para permitir às equipas de arbitragem o contacto direto com a ferramenta do vídeo-árbitro, como preparação para a nova temporada. Nos dez jogos realizados, a equipa do Sindicato somou duas vitórias, dois empates e seis derrotas.

Em relação à componente formativa, os participantes do 21.º Estágio do Jogador assistiram a seis sessões de esclarecimento sobre assuntos fundamentais para a sua carreira, relacionadas com temas como as carreiras duais, a transição de júnior para sénior, a literacia financeira, os contratos de trabalho, a podologia e a comunicação e gestão de redes sociais.

No 21.º Estágio do Jogador foi, ainda, integrada uma iniciativa pioneira no futebol português. Pela primeira vez, jogadores de futebol tiveram a oportunidade de frequentar o curso de nível 0 de árbitro de futebol, com o objetivo de preparar os atletas para uma outra atividade e fomentar o reforço da arbitragem no nosso país.

Outra questão que não passou ao lado do Estágio do Jogador foi a responsabilidade social. Além de ter sido integrado no grupo um jogador ucraniano, Vitalii Kurylchyk, que, entretanto, rumou ao Torre de Moncorvo, da AF Bragança, realizou-se uma ação solidária, em parceria com o Conselho Português para os Refugiados, que permitiu a nove jovens refugiados treinarem num relvado e lidarem de perto com os jogadores.

Terminado o 21.º Estágio do Jogador, e numa fase em que os clubes ainda podem reforçar as suas equipas, dos 63 participantes, 25 já foram contratados, o que se traduz, para já, numa taxa de colocação de 40%.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, faz um balanço positivo da 21.ª edição do Estágio do Jogador e destaca que os principais objetivos foram alcançados:

“Esta é uma das iniciativas mais importantes para o Sindicato. O nosso compromisso é para com os jogadores participantes, que atravessam um momento da carreira em que carecem de apoio, não apenas na procura de emprego, mas também no desenvolvimento do seu projeto de vida. Garantimos as melhores condições de treino, apostando igualmente na qualificação e desenvolvimento de competências que serão fundamentais para a transição de carreira. Este ano, destaco a realização pelo Sindicato do primeiro curso de árbitro (nível 0), ministrado em parceria com o Conselho de Arbitragem.”

Lista dos 38 jogadores ainda sem clube, que participaram no 21.º Estágio:

Guarda-redes: Eric Fiezeh, Joaquim Marques e Martim Rodrigues;
Defesas: Bruno França, Cláudio Tavares, Délcio Gomes, Edgar Almeida, Evandro Barros, João Meira, José Correia, Mano, Rodrigo Diogo e Vítor Carvalho;
Médios: Agostinho Cá, Américo Paulo, Antoninho Silva, David Freire, Elton Tavares, Elvis Moura, Gui Ribeiro, Idrissa Jaló, Iuri Fernandes, Kevin Kamphambe, Nuno Pina, Nuno Sualehe e Obi Ekpang;
Avançados: Bruno Luz, Edelino Ié, Fábio Jorge, Gonçalo Agrelos, Gonçalo Carvalhais, João Sambú, Kelly Coiaté, Omar Turé, Rafael Nascimento, Rodrigo Pronto, Tidjane Silla e Tomás Rosa.