Notícias
Participantes do 20.º Estágio do Jogador receberam sessão motivacional
Professor catedrático José Neto deu palestra aos futebolistas sem clube.
Numa sessão valiosa, do ponto de vista mental, os participantes do 20.º Estágio do Jogador receberam na tarde desta quarta-feira, 24 de agosto, uma palestra motivacional, dada pelo professor catedrático e mestre em psicologia desportiva, José Neto.
Durante cerca de duas horas, numa plateia composta maioritariamente por jogadores que ainda não têm clube, mas que contou também com alguns dos participantes do 20.º Estágio do Jogador que já estão empregados, José Neto presenteou os atletas com um discurso motivador, face à situação que atravessam.
No final da palestra, o professor universitário, docente na Universidade da Maia, resumiu o que pretendeu transmitir aos jogadores nesta sessão: “Foi uma mensagem de confiança e de responsabilidade partilhada. São jogadores que estão a passar uma fase menos boa, de uma imagem talvez virtual. Vim aqui tentar dar um pouco de vida a quem da vida ainda espera que aconteça festa, claridade, nobreza de princípios, honra ideias e prazer em a realizar.”
José Neto destacou a importância da situação que estão a viver atualmente no futuro destes jogadores: “Esta experiência de vida é muito importante. O facto de estarem neste momento sem clube é uma passagem do tempo que os ajuda a consagrar. Este ‘meter as mãos no fogo e se calhar deixar um bocadinho o sofrimento do sofrido’ vai dar-lhes a oportunidade de viverem de uma forma mais existencial. Se esta gente tiver uma oportunidade de agarrar o futuro, de certeza absoluta que vai agarrá-la com muito mais coragem, mestria e competência.”
O professor universitário, que além de mestre em psicologia desportiva é também doutorado em ciências do desporto, teve a oportunidade de estar, pela primeira vez, nas instalações do Campus do Jogador, em Odivelas, inauguradas em fevereiro deste ano, tendo ficado impressionado com o que encontrou: “O Sindicato dos Jogadores está a fazer uma obra notável. É uma consolidação de ideias, no sentido de dar melhoria de competências. Vou encantado com estas instalações de excelência.”
Presente na sessão motivacional do professor José Neto esteve o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, que destacou a importância de contar com a sabedoria do mestre em psicologia desportiva: “O professor é um dos nossos e isso, só por si, faz a diferença. Estes jogadores precisavam desta ‘masterclass’. Esta sessão motivacional, inspiradora, por alguém que tem muita experiência e é uma figura incontornável do futebol português. Quero agradecer ao professor José Neto por continuarmos a contar com ele. Esta é a sua casa. Foi uma sessão brilhante e os jogadores agradecem.”
A sessão motivacional do professor José Neto encerrou o ciclo de formações do 20.º Estágio do Jogador, que contou com ações sobre contratos de trabalho e relação laboral desportiva, regras de arbitragem, podologia, match-fixing e gestão de carreiras duais. Recorde-se que o Estágio do Jogador termina no próximo dia 31 de agosto.