Cursos
Lesões: epidemiologia e diminuição de risco
Contexto
Esta formação pretende caracterizar as diversas tipologias de lesão comuns no futebol, assim como a sua prevalência epidemiológica, e dar a conhecer o trabalho que pode ser desenvolvido no sentido de diminuir os riscos de ocorrência de lesões. Baseada nas melhores práticas e em conhecimento de ponta científico será uma ferramenta importante para os jogadores e quem com eles trabalha.
Caracterização
Com o aumento da densidade competitiva, aumenta também a exigência física a que os jogadores estão sujeitos ao longo de uma época desportiva, o que por sua vez potencia o risco de ocorrência de lesões. Esta formação torna-se pertinente pela importância de alertar para um trabalho de acompanhamento que deve ser efetuado, como forma de diminuir os riscos de lesão para o jogador.
Objetivos
-
Conhecer as diferentes tipologias de lesão e sua prevalência.
-
Saber que tipo de trabalho pode ser desenvolvido para diminuir o risco de lesão.
-
Conseguir diferenciar o tipo de trabalho a realizar consoante o tipo de lesão que se pretende prevenir.
Programa/Conteúdos
-
Regime de Ensino à Distância, em formação sincrona, com recurso a plataforma especifica e com a utilização de métodos expositivos e exemplos concretos em formato audiovisual, interligados com debate e discussão que permita explorar as experiências, sensações e conhecimentos próprios dos jogadores.
Data, hora e local
23 de julho (9-10h)
Formadores
João Cabrita Martins.