Notícias

Formação e ação de sensibilização sobre match-fixing

Formação e ação de sensibilização sobre match-fixing

2022-08-17

Sessão de esclarecimento esta quarta-feira no Campus do Jogador, em Odivelas.

A ação de sensibilização sobre match-fixing deu continuidade esta quarta-feira, 17 de agosto, ao ciclo de formações do 20.º Estágio do Jogador.

Nesta formação, o orador João Oliveira, responsável pelo departamento jurídico do Sindicato, alertou os atletas para as suas responsabilidades enquanto jogadores. Houve ainda tempo para esclarecer as dúvidas dos atletas, aliás, como tem vindo a acontecer desde a primeira formação.

“Esta foi uma formação sobre prevenção e combate à manipulação de resultados. O objetivo foi informar os jogadores sobre os fatores de risco e as sanções, que são cada vez mais pesadas. A mensagem que deixámos é, sobretudo, de prevenção e cautela”, sublinhou João Oliveira.

Estando os participantes do 20.º Estágio do Jogador sem clube, o responsável pelo gabinete jurídico do Sindicato recorda que estes jogadores se encontram numa situação mais vulnerável: “Jogadores sem contrato ou com salários em atraso são mais suscetíveis de uma abordagem. O que procuramos fazer é alertar para o perigo e deixar claro que o mais importante é que digam sempre que não e que se protejam de alguma forma, reportando às autoridades competentes.”

O ciclo de formações do 20.º Estágio do Jogador prossegue na próxima semana com uma sessão relacionada com o projeto europeu GOAL4PDM, sobre a transição de carreira. 

A sessão desta quarta-feira, que se inseriu no tema da integridade, foi a quarta deste ciclo, depois de termos levado até aos jogadores do Estágio formações sobre contratos de trabalho, leis do jogo e podologia.