Notícias

Jogadores do Estágio sensibilizados para as novas leis do jogo

Jogadores do Estágio sensibilizados para as novas leis do jogo

2022-08-09

Ex-árbitro João Ferreira foi o orientador da sessão.

Enquanto os jogadores continuam no Estágio à procura de uma nova oportunidade na sua carreira, o Sindicato continua a apostar na vertente formativa da iniciativa com temas relevantes para os atletas.

Como tem já acontecido em edições anteriores, a formação desta semana foi sobre arbitragem. O antigo árbitro João Ferreira, hoje parte integrante do Conselho de Arbitragem da FPF, foi até ao Campus do Jogador explicar aos atletas quais as orientações recebidas para a nova época desportiva.

Para o ex-árbitro este tipo de formações junto dos jogadores é muito importante e funcionam de forma pedagógica: “O mais importante é que o jogador perceba as leis que regem a sua profissão. Tudo o que são esclarecimentos dos processos de decisão dos árbitros é fundamental para eles enquanto atletas.”

Numa sessão interativa, foram mostrados clips exemplificativos utilizados pela UEFA aquando da formação dos árbitros. Os jogadores puderam esclarecer as suas dúvidas e até expor o seu entendimento de cada situação analisada, com João Ferreira sempre disponível para responder e clarificar todas a dúvidas de forma que todos pudessem “perceber que os árbitros têm estas instruções”. “Nós mostrámos aqui clips que são usados pela UEFA, com decisões da UEFA, o que facilita para eles compreenderem que o entendimento da UEFA é exatamente igual ao nosso ou vice-versa. Assim é mais fácil fazer com que eles percebam as nossas decisões.”

“A ideia é desmontar aquilo que é o árbitro enquanto pessoa e gestor do jogo”, acrescentou João Ferreira, que acredita que estas formações ajudam os jogadores a compreender as decisões do árbitro e que, como tal, os jogos acabam por correr melhor e sem grandes incidentes, relembrando que, claro, “o árbitro é um ser humano e como tal, também é suscetível de errar”.

A próxima sessão do ciclo de formações do Estágio do Jogador terá como tema central o Match-Fixing e será dada pelo responsável pelo gabinete jurídico do Sindicato, João Oliveira.