Notícias

“Objetivo é qualificar o jogador, não só para o desporto, mas para a sua vida”

“Objetivo é qualificar o jogador, não só para o desporto, mas para a sua vida”

2021-07-23

19.ª edição do Estágio do Jogador foi apresentada esta sexta-feira, em Odivelas.

Foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, a 19.ª edição do Estágio do Jogador para futebolistas sem clube. O evento de apresentação realizou-se no Campus do Jogador, em Odivelas, com a presença do presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, do coordenador desta iniciativa, José Carlos, e do treinador do 19.º Estágio, Nuno Campos (adjunto de Paulo Fonseca nos últimos 15 anos).

O presidente do Sindicato dos Jogadores começou por sublinhar que o Estágio do Jogador vai para a sua 19.ª edição, tendo como treinador Nuno Campos, que participou nesta iniciativa como futebolista, em 2005, regressando agora numa nova função.

“O Nuno [Campos] representa o melhor desta iniciativa: a solidariedade. Quando lhe telefonei, aceitou de imediato, pro bono, e prescindiu das suas férias para estar connosco. É um treinador de referência. A história dele é exemplar, porque também participou no Estágio como jogador e agora sentiu-se na obrigação moral de devolver ao Sindicato e ao futebol aquilo que recebeu”, destacou Joaquim Evangelista.

Relativamente à missão do Estágio do Jogador, o presidente do Sindicato foi claro: “O objetivo é qualificar o jogador, não só para o desporto, mas para a sua vida pessoal. O Estágio do Jogador é uma iniciativa de cariz social, na pré-época desportiva, que também promove os treinadores, e onde alguns iniciaram a sua carreira, e depois promovem e ajudam outros jogadores a prosseguir o seu percurso profissional.”

Nuno Campos, que se estreia no papel de treinador principal depois de ter sido adjunto de Paulo Fonseca na Roma, Shakhtar Donetsk, SC Braga, FC Porto e Paços de Ferreira, entre outros, confessou que não hesitou quando recebeu o convite do Sindicato dos Jogadores para liderar a equipa técnica desta iniciativa.

“Tenho uma dívida de gratidão com o Sindicato e com o futebol e esta é uma forma de agradecimento. Aceitei este convite de imediato e estou cá para ajudar os jogadores a saírem daqui em melhores condições do que aquelas em que entraram. Faço um apelo aos clubes para que olhem para estes jogadores, porque há aqui valor e qualidade”, defendeu Nuno Campos.

Em 19 edições do Estágio do Jogador, o coordenador José Carlos vai para a sua 17.ª participação, tendo sido, inclusivamente, treinador em edições anteriores. No evento de apresentação, recordou que o Sindicato nunca deixou um jogador para trás: “Nunca deixámos de ajudar os jogadores. Esta é a iniciativa que mais prazer me dá e faço-o com um sentido de missão enorme. Os jogadores que neste momento não têm clube têm de acreditar que é possível sair desta situação e estamos aqui para os ajudar.”

O guarda-redes Carlos Fernandes de 41 anos, que nas últimas duas épocas participou no Estágio como jogador, vai integrar a equipa técnica de Nuno Campos nesta iniciativa, como treinador de guarda-redes, e deixou uma mensagem de esperança a todos os participantes: “Não é fácil estar nesta situação, o importante é confiar no trabalho do treinador. O Nuno é um treinador de excelência e de certeza que vão sair daqui melhor do que entraram.”

O 19.º Estágio do Jogador decorre até ao dia 31 de agosto no Campus do Jogador, em Odivelas, com a realização de treinos diários, ações de formação e testes físicos de diagnóstico e prevenção de lesões.