Notícias

Participantes do Estágio do Jogador alertados para o match-fixing

Participantes do Estágio do Jogador alertados para o match-fixing

2019-08-12

Ação de sensibilização sobre resultados combinados decorreu em Odivelas, na Academia do Jogador.

Os resultados combinados são um fenómeno que adultera os valores associados ao futebol e a integridade das competições.

Esta segunda-feira, os participantes do 17.º Estágio do Jogador receberam a visita de João Oliveira (responsável jurídico do Sindicato dos Jogadores e formador certificado no âmbito da “integrity initiative” FIFA-Interpol), que alertou os jogadores sem clube para os perigos associados à viciação de resultados.

“A realização desta ação no Estágio é da maior importância. Quisemos trazer aos jogadores a informação sobre o fenómeno, desde as abordagens mais frequentes ao enquadramento disciplinar e criminal, para que compreendam os prejuízos pessoais e profissionais associados e saibam o que podem fazer para se proteger. Com a lei vigente e os instrumentos de monitorização atualmente existentes, o combate ao match-fixing está mais eficaz do que nunca e não queremos que o desconhecimento dos jogadores seja uma arma para as pessoas mal-intencionadas que os possam tentar abordar”.

O formador deixou, ainda, uma mensagem de confiança aos jogadores que participam no Estágio: “A carreira de futebolista é feita de altos e baixos, espero que estes atletas possam encontrar uma solução desportiva no imediato e, acima de tudo, que possam perspetivar o seu futuro, de uma forma sustentada, apostando na sua formação integral. O Sindicato continuará empenhado em combater este fenómeno e os seus fatores de risco, como o incumprimento salarial, a imigração ilegal e a falta de apoio na transição de carreira. Estamos juntos neste combate que é de todos os agentes desportivos”.

Recorde-se que no âmbito do programa “Integridade no Futebol”, sob o lema “Deixa-te de Joguinhos”, o Sindicato dos Jogadores, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portugal levaram a cabo ações de sensibilização junto de todos os clubes das ligas profissionais.